joomla 1.6

Versão para impressão
PDF

Casas

 

 O início foi em Lisboa, mas depois a Congregação expandiu-se, abrindo casas em Aveiro, Évora, Açores e Fátima. Em 1967 a Congregação alargou-se a outros continentes, chegando a Timor, depois a Moçambique e ainda a S. Tomé e Príncipe.

 

 

 

casa01Lar de S. José, Lisboa

 

Situada na Avenida Almirante Gago Coutinho, é a sede do Governo Geral, onde são tomadas as decisões mais importantes da Congregação.

Estas são precedidas de reflexão e oração. Conserva o velho nome de Lar de S. José porque, noutros tempos, aí foram acolhidas numerosas crianças, filhas dos vendedores do mercado de Arroios.

Localização – 38º45’01.43’’N – 9º07’49.66’’O

 

casa02Casa da Imaculada Conceição, Anadia

 

Nesta casa, que foi o primeiro noviciado da Congregação, numerosas Irmãs deram os primeiros passos na sua Consagração a Deus. Situada na Rua das Flores, em Anadia, hoje fervilha de crianças, geralmente filhos de operários, que aí são educadas num especial ambiente de família.

As Irmãs colaboram ainda na Paróquia como agentes de Evangelização.

Localização – 38º46’47.59’’N – 9º06’52.41’’O

 

 

casa03Externato Nossa Senhora da Apresentação

 

Por este belo Externato, situado na cidade de Agualva-Cacém, junto à pitoresca Serra de Sintra, passaram já milhares de crianças.

Ajudá-las a crescer numa síntese de fé e cultura, é o nosso conceito de educação integral.

Irmãs, funcionários, professores, educadores, encarregados de educação e alunos do ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo formam uma verdadeira Comunidade Educativa.

Localização – 38º46’21.19’’N – 9º17’44.55’’O

 

 

casa04Casa do Sagrado Coração de Jesus, Évora

 

É uma instituição de solidariedade social, com as valências de creche e jardim de infância, situada na Estrada da Chaínha.

Algumas Irmãs dedicam-se à pastoral paroquial, Catequese e pastoral dos doentes.

Localização – 38º36’25.04’’N – 7º54’58.05’’O

http://casascjesus-quintadopio.blogspot.com/

 

 

casa05Casa de Trabalho Jesus, Maria e José, Capelas (Açores)

 

Situada na Rua da Praça, foi concebida inicialmente como centro de pastoral vocacional, desenvolvendo também actividades complementares na formação de jovens: culinária, tecelagem, costura, malhas e bordados.

Actualmente, acolhe crianças do ensino Pré-Escolar em regime de semi internato e funciona como apoio à pastoral paroquial.

Localização – 37º50’04.72’’N – 25º41’23.00’’O

 

 

ISSFPrIncipeCasa de Maria de Nazaré, S. Tomé e Príncipe

 

Uma pequena Comunidade Missionária de Irmãs anuncia o Evangelho na Ilha do Príncipe, República de S. Tomé e Príncipe. A miséria com que vive a maioria da população contrasta fortemente com o cenário deslumbrante da paisagem.

As Irmãs desdobram-se em mil e uma actividades: Catequese, celebração da Palavra, apoio ao Centro de Dia, visita a doentes, entre outras.

Localização – 1º38’11.12’’N – 7º25’04.43’’E

 

 

casa07Externato S. Miguel Arcanjo, Olivais

 

Este Externato bem pode considerar-se a obra prima da Madre Fundadora, Purificação dos Anjos Silva.

A sua construção foi um sonho que acalentou durante muitos anos. Desejava que ali houvesse uma secção de crianças pobres e outras abastadas que ajudassem a custear a educação daquelas. Umas e outras seriam tratadas com a mesma devoção e o mesmo carinho.

Largas centenas de crianças, desde os 4 meses até ao 2º Ciclo do Ensino Básico, enchem diariamente de vida e alegria as salas e os recreios desta magnífica obra.

Localização – 38º46’47.50’’N – 9º06’52.41’’O

http://www.esma.pt/

 


casa08Casa da Divina Providência, Restelo

 

Foi nesta casa, situada na R. Pedro Barcelos, que a Madre Fundadora passou silenciosamente os últimos anos da sua vida, entregando-se à oração prolongada de ação de graças após a Sagrada Comunhão.

Suportou corajosamente dores físicas e morais, imolando-se pela Congregação que fundara e pelo Mundo. As Irmãs e alunos ali vão, de vez em quando, à procura das suas raízes.

Localização – 38º42’13.81’’N – 9º12’38.05’’O

 

 

casa09Centro de Formação Permanente, Fátima

 

Situado na Rua do Rosário, em Fátima, destina-se a acolher as Irmãs nos tempos de Formação Inicial e Permanente. É aí, também, no silêncio e na oração, que as Irmãs retemperam forças para continuarem a realizar as actividades próprias da Congregação.

Localização – 39º37’39.61’’N – 8º39’40.93’’O

Ext. N. Srª Apresentação

Rua José Relvas, n.º 1 – Quinta da Caravela

2735-123 Agualva – Cacém

Telefone: +351 219140050
«Chamada para a rede fixa nacional»

E-mail: geral@externatonsa.org

Secretaria: secretaria@externatonsa.org

Login